Com o entendimento de que cada casa é única, o Atelier na Rua surgiu em 2002 em Ribeirão Preto com o objetivo de combinar a rica decoração brasileira com móveis de madeira de demolição pensados com exclusividade para cada ambiente.
Suely Ferrari, nossa curadora, na época, após carreira como bancária, se dedicava a criar e produzir peças de decoração e embalagens artísticas fornecendo algumas lojas alinhadas com o conceito de exclusividade. Não demorou muito para colocar em prática sua vontade de reunir peças e móveis em um espaço voltado para decorar casas, segundo ela, “com alma”.
Os primeiros anos foram, em grande parte, dedicados ao desenvolvimento de novos desenhos, aprimoramento de acabamento dos móveis, busca de soluções e conhecimento para todo processo de fabricação dos móveis e ainda ao desbravamento de novas regiões a procura de novos artistas da arte popular brasileira, porém ainda majoritariamente voltada para a arte mineira.
Com o passar dos anos fomos, naturalmente, alcançando novas regiões e mergulhando mais fundo na imensidão da arte popular brasileira. Hoje estamos constantemente garimpando arte popular pelas mais diversas regiões do país e a cada nova expedição voltamos com a bagagem cheia de histórias e novas descobertas, certos de que há muito mais a ser conhecido sobre a infindável arte popular brasileira. Em cada rosto que encontramos no caminho há uma história inspiradora, em cada peça uma idéia, o retrato do cotidiano, uma esperança de reconhecimento e muitas vezes de uma vida melhor.
Aprendemos que assim é a arte popular brasileira, quase sempre surge das mais duras realidades, onde muitas vezes o único recurso são os elementos da natureza como argila, fibras naturais, madeiras reaproveitadas etc que, nas mãos de artistas naturalmente talentosos, se tornam arte genuína. E é tão gratificante ser a ponte entre uma peça cheia de histórias concebida por índios Tikunas lá do Alto Solimões – AM, por exemplo, e um cantinho na decoração de um querido cliente. Ah! nem falamos da arte indígena, mas isso é assunto para outra conversa.
Outra paixão é a madeira e suas infinitas possibilidades, em especial a madeira de demolição , por isso criamos nossa marcenaria com o intuito de desenvolver móveis únicos. No início do caminho foi difícil romper com a idéia dos antigos marceneiros que trabalham com madeira de demolição de que, por ser rústica, a peça não precisava ter design, funcionalidade e acabamento, pois nossa proposta sempre foi oferecer móveis que, apesar de serem produzidos a partir de madeira rústica, entregassem toda funcionalidade e acabamento exigidos atualmente. Tivemos que desenvolver processos próprios para conseguir o resultado que queríamos e chegamos a conclusão de que a melhoria dos processos é um trabalho constante, mas que que faz toda diferença no resultado final.
O casamento da arte com nossos móveis torna cada ambiente único e com o aconchego que só uma casa brasileira oferece.
E é assim que entendemos cada ambientes que ajudamos a compor, não como simplesmente uma casa ou apartamento, mas como o lar de quem ali habita, com as histórias e particularidades de cada um.
Nossa maior recompensa é tornar possível a sensação de cada cliente “se sentir em casa” em seu lar